in

26 mil doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas; veja se você tomou

Cerca de 26 mil doses vencidas foram aplicadas em 1.532 municípios do país - Foto: Steven Cornfield/Unsplash

1.532 cidades do Brasil aplicaram 26 mil doses da vacina AstraZeneca fora do prazo de validade. É o que mostra um levantamento baseado no cruzamento de dados oficiais do Ministério da Saúde. O levantamento foi publicado nesta sexta-feira (02/07) pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

Segundo o trabalho feito pelos pesquisadores Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, o problema ocorreu com doses de oito lotes da vacina. Os dados dos lotes e as respectivas cidades que receberam as doses, foram divulgados.

No entanto, Municípios citados negam o problema e atribuem o achado do levantamento a uma falha dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). O Governo informou ao G1 que todas as doses são enviadas dentro do prazo. Além disso, afirmou que caso aplicações fora do período ocorram, é preciso passar por uma nova aplicação “respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses”.

Foram aplicadas 25.935 doses fora do prazo em pelo menos 1.532 municípios brasileiros. A cidade paranaense de Maringá foi a cidade que mais recebeu vacinas desses lotes, 3.536 unidades. A cidade de Belém e São Paulo aparecem em seguida, 2.673 e 996 doses respectivamente.

O lote da vacina é uma informação que deve constar no comprovante de aplicação. E para saber se você tomou alguma vacina destes lotes, confira a seguir: 4120Z001; 4120Z004; 4120Z005; CTMAV501; CTMAV505; CTMAV506; CTMAV520; 4120Z025.

A AstraZeneca é o imunizante mais utilizado neste ano no Brasil e representa 57% das doses aplicadas. Há, ainda, 114 mil doses desta vacina que venceram, mas ainda não se sabe se foram descartadas ou seguem sendo utilizadas. Se você recebeu uma dose fora de validade, procure um posto de saúde com sua carteira de vacinação para receber orientações.

CIDADES NEGAM PROBLEMA

Após a notícia de que 1.532 cidades do Brasil aplicaram 26 mil doses da vacina AstraZeneca fora do prazo de validade, algumas prefeituras negam que tenha ocorrido o erro. Entre as cidades que se manifestaram: Maringá (PR), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Salvador (BA) e a Secretaria de Saúde do DF.

“O que ocorreu foi o registro da data de aplicação de forma incorreta no sistema do PNI. A Secretaria Municipal de Saúde informa que já contatou as pessoas que foram vacinadas com os lotes em questão, verificou os cartões de vacina, e não há nenhuma inconformidade”, informou a prefeitura de Belo Horizonte em nota.

Acusado de homofobia, Sikêra Jr. recebe apoio de Silas Malafaia e Marco Feliciano

ADBrás Paraíba emite nota em defesa de Samuel Mariano: “Acusações levianas”