Conecte-se conosco

Mais Conteúdo

“Peixe do juízo final” é encontrado na Califórnia pela segunda vez no ano

Publicado

em

Crédito: Reprodução/Instagram @scripps_ocea

Moradores da Califórnia estão em alerta após o aparecimento de um peixe conhecido como “presságio de desastres naturais.” Na última semana, um peixe-remo (Regalecus glesne) foi encontrado em uma praia de Encinitas, reacendendo temores sobre possíveis eventos sísmicos.

O peixe-remo, popularmente chamado de “peixe do juízo final”, é uma espécie rara que vive em águas profundas, normalmente a até 1.000 metros de profundidade. Com um corpo alongado e podendo chegar a impressionantes 6 metros de comprimento, ele é envolto em misticismo, sendo associado, em algumas culturas, a prenúncios de tragédias naturais.

Essas crenças ganharam destaque em 2011, quando dezenas de peixes-remo apareceram no Japão antes do devastador terremoto de Tohoku. Desde então, a presença desse peixe em águas rasas gera especulações e preocupação.

Este é o segundo caso registrado na Califórnia em 2024. Em agosto, outro exemplar foi avistado boiando no mar e chamou a atenção de banhistas. De acordo com Ben Frable, pesquisador da Scripps Institution, mudanças nas condições do oceano ou um aumento na população dessa espécie podem estar relacionados à maior frequência de avistamentos.

Apesar das explicações científicas, o fascínio e o temor em torno do peixe-remo permanecem vivos, fazendo dele um símbolo intrigante entre a ciência e o imaginário popular.

+ Acessadas da Semana