Conecte-se conosco

Brasil e Mundo

Nasa adia retorno de astronautas ‘presos’ no espaço para fim de março

Publicado

em

Os astronautas Barry Butch Wilmore e Suni Williams, que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) há mais de seis meses, tiveram sua missão prorrogada novamente. A Nasa anunciou nesta terça-feira (17) que o retorno dos astronautas, inicialmente previsto para fevereiro, agora ocorrerá somente no final de março, ou até mesmo em abril.

Quando a missão começou, em 5 de junho, a expectativa era que a dupla ficasse na ISS por apenas uma semana durante o primeiro voo de astronautas da Boeing para a estação. No entanto, o prazo foi estendido de uma semana para vários meses após a Nasa decidir enviar de volta vazia a cápsula Starliner, que apresentava problemas.

De acordo com a agência espacial, o lançamento dos astronautas substitutos foi adiado, o que resultou no novo atraso no retorno de Wilmore e Williams. A próxima missão da Nasa, que deveria ocorrer em fevereiro, foi postergada em mais de um mês devido à necessidade de mais tempo para preparar a cápsula da SpaceX.

A Nasa preferiu aguardar a nova cápsula da SpaceX para garantir uma transição mais suave entre as tripulações. Embora a missão de estação espacial seja, em geral, de seis meses, alguns astronautas permanecem por até um ano.

Wilmore e Williams decolaram em junho a bordo da cápsula Starliner e estavam planejando retornar à Terra após oito dias. No entanto, problemas no sistema de propulsão da nave forçaram a Nasa a questionar sua confiabilidade, o que resultou em testes contínuos para entender a causa dos falhas nos propulsores. Se a nave não for considerada segura, o retorno ocorrerá com a nave vazia.

A missão Crew-9, da SpaceX, que deveria ser lançada em setembro, foi alterada para transportar apenas dois astronautas. Ela trará Wilmore e Williams de volta à Terra, com o lançamento agora programado para março, após o atraso na preparação da cápsula.

Após anos de desenvolvimento, a Boeing e a SpaceX competiram para fornecer naves espaciais para a Nasa. Nos últimos quatro anos, a SpaceX se tornou o principal fornecedor, com a Starliner ainda aguardando seu voo final de testes.

 

+ Acessadas da Semana