in

Bispo chama Bolsonaro de “fascista” e pede ajuda a Deus para derrubá-lo

Bispo Dom Vicente Ferreira - Foto: Reprodução

Um bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte atribuiu ao presidente Jair Bolsonaro o crime de fascismo. Em uma publicação nas redes sociais, o religioso ainda chamou o presidente de “tirano” e pediu ajuda a Deus para que o chefe do executivo seja derrubado.

Publicidade

“Senhor, tu que fugiste de jegue para o Egito, mostra-nos um meio de nos livrar desse fascista brasileiro. Tu que entraste em Jerusalém montado num jumento, dá-nos a coragem de enfrentar o tirano que mata nossa gente. Livra-nos, Senhor, do desgoverno da morte. Está pesado demais”, escreveu Dom Vicente Ferreira nesta segunda-feira (14).

O fascismo é entendido por cientistas políticos e historiadores como a forma radical da expressão do espectro político da direita conservadora. É visto também como um regime extremamente autoritário, baseado na exclusão social, portanto, hierárquico e bastante elitista. O termo “fascismo” pode ser usado para referir-se à expressão extrema do fascismo sob a ideologia nazista, desenvolvida por Adolf Hitler.

Publicidade

O bispo auxiliar Dom Vicente de Paula Ferreira é conhecido pelo seu trabalho em Brumadinho. Ele é doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com estágio pós-doutoral em Teologia, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Além disso, é graduado em Filosofia pela UFJF e em Teologia pela FAJE. Autor de várias obras, integrante da Sociedade de Estudos Psicanalíticos de Juiz de Fora, foi formador de estudantes Redentoristas de Teologia em Belo Horizonte.

Vale lembrar que chamar alguém de “fascista” publicamente pode render condenação na Justiça como já ocorreu, por exemplo, em 2017. Naquela ocasião o TJ do Paraná condenou a revista Carta Capital a pagar R$ 15 mil reais ao jornalista — e agora deputado federal — Paulo Eduardo Martins. A ação foi ajuizada após um artigo no qual Lino Bocchini, então editor-geral do conteúdo online da revista, referiu-se a Martins como “fascista”.

Publicidade

Publicidade

Escrito Por

Jornalista do Portal do Trono nascido em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Admirador da Rádio, TV e Internet. Contato: (31) 99583-5239.

Record TV define substituta da Novela Gênesis: “Reis”

Sobe para 19 o número de mulheres vítimas do pastor Alexander Ribeiro