in

Alexandre de Moraes manda prender e extraditar blogueiro Allan dos Santos

Jair Bolsonaro e Allan dos Santos - Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a prisão preventiva e a extradição do blogueiro Allan dos Santos, dono do site Terça Livre.

A ordem de prisão foi dada por Moraes no dia 05 de outubro, e a ordem de extradição já chegou ao Ministério da Justiça. Allan dos Santos encontra-se morando atualmente nos Estados Unidos.

Segundo a CNN Brasil, o pedido de prisão contra Allan teria partido da própria Polícia Federal no âmbito do inquérito que investiga a criação de uma organização criminosa para a disseminação de notícias falsas.

Ao STF, a Polícia Federal apontou que Allan, “a pretexto de atuar como jornalista”, assumiu a condição de um dos organizadores de um movimento responsável por ataques à Constituição, aos poderes de Estado e à democracia. A suspeita é de que essas ações podem ter sido financiadas com recursos públicos a partir da interlocução que mantém com a família Bolsonaro e com parlamentares bolsonaristas.

De acordo com a TV Globo, Moraes ordenou ainda que a Polícia Federal inclua o mandado de prisão na lista da Difusão Vermelha da Interpol, para garantir que Santos seja capturado e retorne ao Brasil. Além disso, a embaixada do Brasil nos Estados Unidos também foi acionada pela PF.

Allan dos Santos é um dos aliados mais próximos da família de Jair Bolsonaro. Ele é investigado no Supremo em dois inquéritos: o que apura a divulgação de fake news e ataques a integrantes da Corte e também o que identificou a atuação de uma milícia digital que trabalha contra a democracia e as instituições.

Escrito Por

Editor-chefe do Portal do Trono. Cristão, jornalista e empreendedor de BH/MG. Amante da arte, comunicação e jornalismo. Pronto para servir o povo cristão com excelência.

Após perder bebê em 2020, Samuel Messias celebra nascimento do primeiro filho

Cantor João Figueiredo diz que não faz mais parte do mercado gospel