in

Cientistas encontram embrião de dinossauro prestes a nascer, na China

Ilustração mostra a posição na qual o embrião foi encontrado na China - Imagem: Divulgação/AFP

Cientistas da China descobriram um embrião de dinossauro em perfeito estado de conservação preparando para deixar o ovo. O fóssil tem pelo menos 66 milhões de anos e preserva o esqueleto embrionário de um dinossauro oviraptorídeo. Os cientistas chamaram de “bebê Yingliang”. O caso foi compartilhado na última terça-feira (21/12).

Em entrevista à AFP, a pesquisadora da Universidade de Birmingham, Fion Waisum Ma, coautora da publicação na revista iScience, disse que o fóssil foi encontrado em Ganzhou, no Sul da China, e que que o exemplar é “um dos melhores embriões de dinossauro já encontrados”.

O fóssil encontrado tem o embrião com a cabeça posicionada debaixo do corpo, em uma postura similar à das aves de hoje em dia, mas não observada anteriormente em dinossauros. Segundo a BBC, o ovo foi descoberto pela primeira vez em 2000, mas ficou armazenado por 15 anos em um museu. Quando fizeram uma obra de construção do local, os velhos fósseis passaram a ser separados e os pesquisadores voltaram sua atenção para o ovo, que suspeitavam estar contendo um embrião.

Fóssil do embrião oviraptorossauro ‘Baby Yingliang’ encontrado em Ganzhou, província de Jiangxi, sul da China – Imagem: Divulgação/AFP

“Isto indica que tal comportamento nas aves modernas primeiro evoluiu entre os dinossauros, seus ancestrais”, disse a pesquisadora. “Ficamos surpresos ao ver esse embrião lindamente preservado dentro de um ovo de dinossauro, deitado em uma posição de pássaro. Essa postura não tinha sido reconhecida em dinossauros não-aviários antes”, concluiu Ma.

Oviraptorosaurs, ou “lagartos ladrões de ovos”, eram dinossauros com penas que viveram no que hoje é a Ásia e a América do Norte durante o período do Cretáceo Superior — entre 100 milhões a 66 milhões de anos atrás.

Segundo o paleontólogo Steve Brusatte, que também fez parte da equipe de pesquisa, o embrião estava prestes a eclodir. Segundo ele, foi “um dos fósseis de dinossauros mais impressionantes” que ele já tinha visto.

O ovo tem cerca de 17 centímetros de comprimento e o dinossauro foi estimado em 27 centímetros da cabeça à cauda. Os pesquisadores acreditam que, se tivesse vivido até a idade adulta, chegaria a ter cerca de dois a três metros de comprimento.

Agora que nasceu para o mundo, o fóssil vai ficar exposto em um museu, na China.

Escrito Por

Jornalista do Portal do Trono nascido em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Admirador da Rádio, TV e Internet. Contato: (31) 99583-5239.

Vanilda Bordieri anuncia que será avó e parabeniza a filha

Retrospectiva gospel: Relembre as mortes em 2021 que abalaram o meio cristão