in

Senado aprova novo feriado nacional em homenagem a Irmã Dulce

A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou na última quinta-feira (18/11), um projeto que cria um feriado para celebrar Santa Dulce dos Pobres, a Irmã Dulce.

Segundo o projeto, de autoria do senador baiano Ângelo Coronel (PSD), o novo feriado nacional será no dia 13 de março. Agora, o projeto segue para análise na Câmara de Deputados.

A data escolhida para o feriado é o dia da morte de Irmã Dulce, que morreu em 1992, em Salvador. Ela têm vários fatos marcantes com relação com o número 13, incluindo a data em que é celebrada a Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, em 13 de agosto. Em setembro de 2019, o governo da Bahia já havia decretado 13 de outubro como Dia de Irmã Dulce no estado, porém a data não é um feriado. Já a igreja Católica celebra a Santa Dulce em 13 de agosto, dia em que ela se tornou freira.

Vale lembrar que e m 13 de outubro de 2019, Irmã Dulce foi canonizada pelo Papa Francisco no Vaticano e tornou-se a Santa Dulce dos Pobres. O Vaticano considera Santa Dulce a primeira santa brasileira, após reconhecer dois milagres da Santa.

Ela é considerada uma das religiosas mais populares do Brasil devido ao trabalho social prestado aos mais pobres e necessitados. Além disso, ela é conhecida como o “Anjo Bom da Bahia”.

VOLTOU ATRÁS

Após a aprovação do projeto, o senador baiano Ângelo Coronel voltou atrás e decidiu mudar a proposição.  Com a decisão, o projeto em homenagem à Santa Dulce dos Pobres deixa de propor um feriado nacional e propõe apenas um dia nacional. A data da homenagem também foi modificada.

Segundo o Senado, o parlamentar decidiu fazer as mudanças no projeto para evitar impactos econômicos de um novo feriado no país, além de minimizar as possíveis dificuldades na aprovação da iniciativa.

Com a mudança, o dia 13 de agosto, e não mais 13 de março, passa a ser o Dia Nacional da Santa Dulce dos Pobres, desde que seja aprovado na Câmara. A data foi escolhida porque já é tradicionalmente o dia de homenagens à Santa Dulce na Bahia.

Escrito Por

Acompanhe as nossas redes e fique sempre bem informado!

Homem interrompe culto e revela que pastor tem caso com sua esposa

Cantora gospel Rejanne tem sequelas após cirurgia de retirada de tumor