in

Governo de Minas divulga lista de selecionados do Trilhas de Futuro

Trilhas de Futuro - Imagem: Lagos Techie

O Governo de Minas Gerais divulgou nesta sexta-feira (10/09), a lista de selecionados dos cursos técnicos gratuitos do Trilhas de Futuro.

Publicidade

Os candidatos que se inscreveram no programa já podem consultar o resultado da seleção. Será necessário informar número de inscrição ou o documento que o candidato utilizou no cadastro, como dados de filiação e data de nascimento.

O Trilhas de Futuro recebeu mais de 260 mil inscrições. E segundo o Governo de Romeu Zema, a seleção dos inscritos foi realizada de acordo com a disponibilidade de cursos, vagas nas instituições e cursos indicados pelos candidatos, sempre respeitando a ordem de prioridade e os critérios de desempate previstos na Resolução SEE nº 4.591/2021.

Publicidade

Ainda segundo o Governo de MG, têm prioridade os estudantes da rede estadual de ensino, seguidos por alunos da rede federal ou municipal, depois por estudantes da rede particular e, por fim, egressos do ensino médio vindos de qualquer rede.

Além disso, em caso de empate, os critérios para a seleção dos candidatos também estão descritos no documento: idade menor, não possuir ocupação profissional e sorteio.

A candidato poderá consultar o resultado trilhasdefuturo.mg.gov.br.

SOBRE O TRILHAS DE FUTURO

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo disponibilizar aos jovens, gratuitamente, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade e aproveitando infraestrutura e expertise já existentes de instituições públicas e privadas.

Publicidade

Além da formação gratuita, todos os alunos selecionados para participar receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Ao todo, são oferecidas 75 mil vagas em 110 municípios mineiros, com 58 opções de cursos como enfermagem, mineração, vestuário, meio ambiente, redes de computadores, mecânica, eletrônica, entre vários outros.

MATRÍCULA

Após conferir o resultado, os selecionados deverão ficar atentos ao período de efetivação da matrícula, que será de 13 a 17/9. A matrícula deverá ser feita presencialmente, na instituição credenciada para a qual foi encaminhado. Cada candidato poderá se matricular em apenas um curso técnico.

Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio estudante, quando maior de idade, deverão se apresentar na instituição com os seguintes documentos:

  • documento de identidade ou, na sua ausência, certidão de nascimento do aluno, original e cópia;
  • CPF do estudante, original e cópia;
  • comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade;
  • declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio;
  • declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio;
  • para o estudante menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

Publicidade

Santa Luzia, em MG, receberá palestra do Pastor Cláudio Duarte

Ex-presidente Lula diz que aborto “é direito da mulher”