Conecte-se conosco

Brasil e Mundo

Homem fica com a língua verde e ‘peluda’ após misturar cigarro e remédio

Publicado

em

Um curioso e incomum caso ocorreu no estado de Ohio, nos Estados Unidos, envolvendo um homem de 64 anos que experimentou uma condição chamada “língua pilosa” depois de combinar o uso de cigarro com o antibiótico clindamicina para tratar uma infecção na gengiva.

A situação despertou o interesse de cientistas, que estudaram o caso e publicaram seus achados na renomada revista científica New England Journal of Medicine.

A imagem que acompanha a matéria é de fato intrigante, mostrando a língua do paciente com uma coloração verde e uma aparência ‘peluda’. A língua pilosa é uma condição em que há um acúmulo de células mortas nas regiões da língua que abrigam as papilas gustativas.

De acordo com a Academia Americana de Medicina Oral (AAOM), cerca de 13% dos americanos sofrem dessa condição. As papilas tendem a crescer de forma excessiva, dando à língua uma aparência “peluda”. Apesar de parecer estranha, essa condição é considerada temporária e relativamente inofensiva.

A língua pilosa ocorre devido ao acúmulo de bactérias e fungos na superfície da língua. Embora a descoloração seja normalmente preta, também pode assumir tons de marrom, amarelo ou até mesmo verde, como observado neste caso. Embora alguns pacientes possam experimentar uma leve sensação de queimação, o aparecimento de sintomas é incomum.

Os autores do estudo explicam que os cigarros têm um impacto duradouro na saúde bucal, criando um ambiente propício para o acúmulo de bactérias e formação de placa bacteriana. Associado a isso, o uso de antibióticos pode alterar a microbiota da boca, aumentando ainda mais o risco de desenvolver essa condição.

Para o tratamento desse homem em particular, os médicos recomendaram que ele escovasse suavemente a língua quatro vezes ao dia, aconselhando-o a abandonar o hábito de fumar. Essas medidas foram adotadas para promover a remoção das células mortas e melhorar a higiene bucal do paciente.

Esse caso peculiar de língua verde causado pela combinação de cigarro e antibiótico oferece uma nova perspectiva para a comunidade científica e os profissionais de saúde. Embora a língua pilosa seja geralmente uma condição inofensiva e temporária, é importante estar ciente dos efeitos negativos do tabagismo na saúde bucal e da interação potencialmente problemática entre medicamentos e a microbiota oral.

RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO TRONO DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM!

+ Acessadas da Semana