in

Igreja Metodista do Reino Unido aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

Igreja Metodista do Reino Unido - Foto: Reprodução

A Igreja Metodista, uma das maiores instituições evangélicas do Reino Unido, anunciou nesta quarta-feira (30), que vai celebrar casamento entre pessoas do mesmo sexo. A igreja aprovou a ideia após uma conferência nacional.

Por 254 votos a favor e 46 contra, a Igreja Metodista aprovou a resolução depois de se reunir em uma conferência nacional em Birmingham, no Reino Unido.

29 dos 30 sínodos metodistas adotaram a resolução, que segundo eles, vem como uma “etapa importante na via da justiça e da inclusão”.

“A Igreja não pode fechar os olhos ao que acontece na sociedade”, disse o reverendo Jonathan Hustler, admitindo “a profundidade dos sentimentos, a dor e a ansiedade que existem” nos casais de mesmo sexo.

Segundo a resolução, a Igreja Metodista poderá começar a celebrar casamentos homossexuais já em setembro deste ano. No entanto, os pastores que se opuserem teologicamente a esse tipo de casamento não serão obrigados a celebrá-los.

A Igreja Metodista é a quarta maior Igreja cristã do Reino Unido, com 164 mil membros. Com a decisão de celebrar casamentos gays, ela se juntará à Igreja Episcopal Escocesa e à Igreja Reformada Unida. Todas elas são igrejas protestantes e que celebram casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

O casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é autorizado desde 2013 na Inglaterra e no País de Gales e na Escócia desde 2014.

André Valadão apresenta projeto de construção de mega Igreja da Lagoinha em Orlando

Justiça manda CBF explicar porque não usa o número 24 na Copa América