in

Lula tem 36% contra 22% de Bolsonaro, diz pesquisa

Lula e Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução

A primeira pesquisa do Instituto DataTempo divulgada nesta segunda-feira (20/09), pelo site do jornal O Tempo revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022.

Segundo a pesquisa, Luiz Inácio Lula da Silva lidera em relação a Bolsonaro. O petista tem uma vantagem de 14 pontos percentuais sobre o atual presidente. Além disso, Lula venceria hoje todos os adversários colocados em simulações de segundo turno, enquanto Bolsonaro perderia de todos eles.

O Instituto DataTempo fez 2.025 entrevistas domiciliares entre os dias 9 e 15 de setembro em todo o país. Se as eleições fossem hoje, Lula venceria Jair Bolsonaro com 36% dos votos. O atual presidente somaria 22%.

A pesquisa traz também o percentual dos candidatos de ‘terceira via’ na corrida eleitoral. O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), aparece em terceiro colocado no levantamento estimulado, alcançando 7,8% das intenções de voto. Ele está empatado tecnicamente, considerando a margem de erro de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos, com o ex-juiz Sergio Moro (sem partido), que alcança 5,6%.

Ainda segundo o DataTempo, na sequência, aparecem o apresentador de TV José Luiz Datena (PSL), com 3,1%, e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede), que soma 2,9%. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), registra 2%, enquanto outros nomes citados alcançaram 6,4%.

Os eleitores que dizem ter a intenção de votar em branco ou anular os votos são 8%. Os que não sabem ou não responderam, 6,2%, de acordo com a pesquisa.

SEGUNDO TURNO

O instituto DataTempo fez a simulação de segundo turno para medir o desempenho dos candidatos. Enquanto Lula venceria hoje todos os concorrentes testados, Jair Bolsonaro perderia para qualquer um deles.

Quando eles se enfrentam, cenário hoje mais provável, o petista alcançaria 53,1%, contra 30,1% de Bolsonaro. Outros 14% dos eleitores votariam em branco ou nulo e 2,8% não souberam ou não responderam.

Publicidade

Escrito Por

Editor-chefe do Portal do Trono. Cristão, jornalista e empreendedor de BH/MG. Amante da arte, comunicação e jornalismo. Pronto para servir o povo cristão com excelência.

Papa Francisco sobre casamento gay: “Não se encaixa na natureza da Igreja”

Filha do cantor gospel Waguinho revela que pai atrasa pensão e é ausente