in

Oncologista perdoa dívidas de 200 pacientes com câncer: ‘Fiquem bem’

Muitos pacientes do Dr. Omar Atiq começaram o novo ano livres de vultosas dívidas médicas graças ao seu incrível ato de generosidade!

Publicidade

A pandemia está sendo financeiramente difícil para muitos de nós. Diversas pessoas perderam seus empregos, outras tiveram seus salários reduzidos, precisando se acostumar a uma realidade muito mais limitada e cheia de renúncias.

No entanto, para algumas, essa fase está sendo ainda mais desafiadora. Quem enfrenta problemas de saúde que requerem muito cuidado e investimento financeiro, como é o caso de pacientes de câncer, podem estar enfrentando momentos sombrios nos últimos meses, pois além de bancar os itens básicos de sobrevivência, que aumentaram de valor, ainda precisam investir em seus tratamentos.

Publicidade

Conviver com essa doença nos tempos atuais está sendo ainda mais difícil, e foi essa realidade que motivou um médico dos Estados Unidos a uma ação incrível em favor de seus pacientes.

Dr. Omar Atiq, oncologista há quase 40 anos, é fundador da clínica de tratamento oncológico Arkansas Cancer Institute, em Pine Bluff (Arkansas). Por quase 30 anos, ele tratou de pacientes oncológicos em seu estabelecimento, mas decidiu fechar as portas em março do ano passado.

Desde o começo do ano passado, ele trabalhou com empresas de cobrança para receber o pagamento dos pacientes que ainda lhe deviam, mas depois de um tempo decidiu deixar de entrar em contato com eles, e por um motivo muito especial.

Omar percebeu que muitas pessoas simplesmente não tinham condições de pagar as despesas, então, depois de conversar com sua esposa, decidiu “perdoar” todas as dívidas dos pacientes.

Publicidade

Ele disse ao Good Morning America (GMA) que sempre se sentiu incomodado com a questão financeira dos pacientes doentes, pois eles já tinham que se preocupar com tantas coisas, e o dinheiro era um agravante. Omar acrescentou que já viu pacientes que faliram tentando pagar o tratamento, e que isso parece ser muito injusto.

O médico relatou que agora, com a pandemia, as coisas estão ainda mais difíceis, por conta da “devastação absoluta” causada pelo vírus, e que essa foi uma maneira de ajudar sua comunidade.

Então, na semana do Natal, cerca de 200 dos ex-pacientes de Omar, que ainda lhe deviam custas de tratamento, receberam uma mensagem da clínica que dizia:

Espero que este bilhete encontre você bem. A Clínica do Câncer de Arkansas teve o orgulho de atendê-lo como paciente. Embora vários seguros de saúde paguem a maior parte das contas, para a maioria dos pacientes, os pagamentos extras podem ser onerosos. Infelizmente, é assim que nosso sistema de saúde funciona atualmente. A Clínica de Câncer de Arkansas está fechando as portas após mais de 29 anos de serviço dedicado à comunidade. A clínica decidiu renunciar a todos os saldos devidos à clínica por seus pacientes. Boas festas.

De acordo com o que Omar disse ao GMA, os pacientes lhe deviam cerca de 650 mil dólares, o que corresponde a mais de 3 milhões de reais.

Publicidade

Publicidade

Pastor Thiago, que defendia a cloroquina, morre de Covid-19 aos 36 anos

Cantor gospel Nani Azevedo volta a ser internado após receber alta da Covid