in

Cidade de SP vai exigir ‘passaporte de vacina’ para entrada em shoppings e restaurantes

São Paulo terá passaporte de vacinação para entrada em estabelecimentos - Foto: FÁBIO VIEIRA/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO

A prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (23/08), que a população vai precisar de um “passaporte da vacina” para entrar em eventos, shoppings, restaurantes e outros estabelecimentos. Ou seja, estabelecimentos da cidade só poderão receber pessoas imunizadas contra a Covid-19.

Publicidade

Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o documento será emitido por um aplicativo, e segundo ele, tem como objetivo dificultar a circulação de pessoas não vacinadas na capital paulista.

Em razão disso, a população terá que apresentar o comprovante digital por meio do aplicativo E-Saúde, da secretaria municipal da Saúde da cidade. Com a apresentação, eles poderão frequentar bares, jogos de futebol, shoppings, restaurantes e outros estabelecimentos.

Publicidade

“O conceito principal é que os estabelecimentos só vão poder aceitar pessoas que estejam com vacina [contra a Covid-19]. Esse é o passaporte. Se o estabelecimento estiver com pessoas sem vacina e isso for observado pela Vigilância Sanitária, ele sofrerá multa. Então vamos oferecer um mecanismo para que esses locais identifiquem quem tem vacina. Vamos fornecer o sistema para que ele baixe na plataforma e-Saúde e faça a leitura do QR Code”, disse Nunes em coletiva de imprensa.

APLICATIVO E-SAÚDE

As pessoas deverão baixar o aplicativo nas lojas de aplicativos para iOS e Android, e que deverá ser lançado até sexta-feira (27/08), efetuar o cadastro e emitir um QR Code. A leitura do código vai permitir que os estabelecimentos saibam se a pessoa está com alguma dose atrasada, caso em que deverá ser barrada.

O aplicativo concentra as informações de todas as pessoas que se vacinaram dentro do município mostrando a quantidade de doses já recebidas, o intervalo entre elas e o fabricante do imunizante. Além disso, o comprovante físico da vacinação também será aceito em todos os estabelecimentos.

Novas informações serão divulgadas ao longo desta semana sobre a obrigatoriedade do passaporte digital de vacinação contra a Covid-19.

Publicidade

RECEBA NOTÍCIAS DIRETAMENTE DO WHATSAPP OU TELEGRAM!

Publicidade

“Igreja não levanta placa de negro e veado”, diz pastor em culto

Os 15 melhores filmes cristãos disponíveis na Netflix